[R-br] Criar objeto com operações distintas

ASANTOS alexandresantosbr em yahoo.com.br
Terça Março 12 09:40:52 BRT 2013

Bom dia pessoal,

          Estou tentando obter um novo objeto com alguns dados que sera
ó resultado de várias operações, sendo:

#
dados<-expand.grid(especie=c("sp1","sp2","sp3","sp4","sp5",
"sp6","sp7","sp8"),##8 espécies de inseto
dossel=rnorm(5,75,15), ## Cobertura de dossel
elevacao=rnorm(5,750,50),##Elevação do terreno
argila=rnorm(5,45,15),## Teor de argila
presenca=rbinom(5,1,0.6)) ## Presença ou ausência do inseto
#

         Gostaria de explicitar que a cada variação em dados$especie,
fosse realizado a soma de dados$presenca e a média de dados$dossel,
dados$elevacao e dados$argila, na criação do novo objeto, mas com o
comando tapply(), não estou tendo sucesso em uma única linha de comando,
alguém teria alguma sugestão para fazer esta operação de maneira direta,

Obrigado

Alexandre dos Santos
Proteção Florestal
Coordenador do curso Técnico em Florestas
Vice Coordenador do curso de Engenharia Florestal
IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus Cáceres
Caixa Postal 244
Avenida dos Ramires, s/n
Bairro: Distrito Industrial
Cáceres - MT                      CEP: 78.200-000
Fone: (+55) 65 8132-8112 (TIM)   (+55) 65 9686-6970 (VIVO)
e-mails:alexandresantosbr em yahoo.com.br
         alexandre.santos em cas.ifmt.edu.br