[R-br] Como gerar um gráfico de densidade

Gabriel Escodino gabrielescodino em gmail.com
Quinta Março 7 13:00:58 BRT 2013

Olá,
iniciei recentemente os estudos com R e surgiu uma dúvida.
Tenho um data.frame com 3 colunas e um número significativo de dados da
seguinte maneira:

-113.568  2.91482  ARG-380
107.41  -7.87132  GLY-381
-136.334  154.558  LYS-382
-105.745  1.29007  THR-383
-156.755  164.53  GLU-384
71.2662  31.4028  GLU-385
-115.43  159.42  TRP-386
-58.5111  -51.3003  ASP-387
-104.479  111.676  VAL-388
-94.2292  109.706  PRO-389

No momento, estou gerando um gráfico onde a coordenadas X do mesmo são
compostas pelos dados da primeira coluna e as coordenadas Y pelos dados da
segunda.

Gostaria de obter como resultado um gráfico no modelo da imagem(arquivo
anexo), porém, não utilizo mapas e gostaria de saber quais são as maiores
áreas de concentração dos pontos no gráfico.

Alguém pode me informar se existe uma função, ou qualquer material de
estudos que possa ajudar a gerar tal tipo de gráfico de densidade?

Obrigado pela atenção.

--
Gabriel Almeida Escodino da Silva
Graduando em Ciência da Computação - UENF