[R-br] Transformação BoxCox no R

Helder Gramacho agrohelder em gmail.com
Terça Junho 25 14:41:40 BRT 2013

Olá Walmes,

Entendi a sua explicação. No meu caso o objetivo de verificar a normalidade
seria para em seguida verificar a existência de Autocorrelação Espacial por
meios do Índice de Moran Global e posteriomente do Índice de Moran Local
(LISA) fazendo a identificação de Aglomerados. Neste caso também devo
seguir o procedimento que você indicou anteriormente ou existe outra forma
de proceder?

Em 25 de junho de 2013 13:41, walmes . <walmeszeviani em gmail.com> escreveu:

> Não faz sentido testar a normalidade dos dados (Y) se você sabe a
> princípio que Y depende de covariaveis (X). Em um modelo de regressão
> supoe-se que Y|x tenha distribuição normal e não Y, ou seja, não se supoe
> nada para a distribuição marginal de Y e sim para sua distribuição
> condicional. A suposição de normalidade então avaliada nos resíduos e não
> nos dados. Dê uma olhada nessa matéria
>
> https://ridiculas.wordpress.com/2012/11/30/como-fazer-e-interpretar-o-grafico-quantil-quantil/
>
> À disposição.
> Walmes.

> [...]

Hélder Gramacho dos Santos
Engenheiro Agrônomo
Mestrando Ciênc. Geod. Tec. Geoinformação-UFPE
*
agrohelder em gmail.com <agrohelder em hotmail.com>
*