[R-br] Transformação BoxCox no R

Helder Gramacho agrohelder em gmail.com
Terça Junho 25 11:48:59 BRT 2013

Olá Pessoal,

Sou iniciante na utilização do R, ainda não tive a oportunidade de
participar de um treinamento com o mesmo, estou tentando aprender a
utilizá-lo apenas com a leitura de apostilas, o que tem gerado muitas
dúvidas.
Esta semana estava trabalhando com o preço de imóveis rurais em 40 regiões
de um mesmo estado, os meus dados possuem duas coluna REG (região) e VTN
(preço), quando fiz o teste de normalidade foi verificado que os dados não
tinham distribuição normal, então gostaria de realizar o teste BoxCox para
verificar qual a melhor transformação para tornar os dados com distribuição
normal.
Gostaria de saber sobre o procedimento passo a passo pois a maioria das
apostilas que vi falando sobre este teste não ficaram tão claras para mim,
por exemplo na ajuda do R tem dois exemplos:

boxcox(Volume ~ log(Height) + log(Girth), data = trees,
       lambda = seq(-0.25, 0.25, length = 10))

boxcox(Days+1 ~ Eth*Sex*Age*Lrn, data = quine,
       lambda = seq(-0.05, 0.45, len = 20))

Para mim está complicado saber com os dados que tenho, o que eu teria
que informar e também o que é esse sinal "~" e qual a sua função.

Desculpa se as dúvidas são muito básicas, desde já agradeço a atenção.

--
Hélder Gramacho dos Santos
Engenheiro Agrônomo