[R-br] Selecionar casos - Função

Sérgio Henrique almeida da silva ju sergio.edfisica em gmail.com
Sábado Junho 22 23:23:09 BRT 2013

Prezados

Gostaria de fazer uma função que através de um banco formasse diversos
outros bancos selecionados por uma variável.

Exemplo:

codigo <- c(rep("10001",10), rep("10005",15),rep("20001",20))
sexo <- c(rep("m",20),rep("f",25))
idade <- rnorm(45,20)

dados <-
cbind(as.data.frame(codigo),as.data.frame(sexo),as.data.frame(idade))

Quero quebrar esse banco dados em diversos outros bancos pela variável
codigo

como:

dados1 <- dados[which(dados$codigo=="10001"),]
.
.
.
dadosn <- dados[which(dados$codigo=="n"),]

Posso fazer uma table(codigo) e jogar os valores dentro desse comando, mas
não sei como fazer isso, deixando a função mais automática.

Outra pergunta tem como eu saber esses bancos comprimidos através do R, por
exemplo em ZIP ou RAR?

Obrigado
--
Sérgio Henrique Almeida da Silva Junior
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública