[R-br] Converter topodata tifcom resolução espacial de 90m para 30m

ASANTOS alexandresantosbr em yahoo.com.br
Quinta Junho 20 13:41:34 BRT 2013

Bom dia Membros,

             Baixei uma imagem TOPODATA no sitio do INPE referente a
elevação horizontal de uma região em Minas Gerais, mas a resolução
espacial é de 90m, para eu criar um slope para comparar com uma imagem
de landsat preciso padronizar a resolução espacia para 30m, no meu caso
obtive a imagem, sendo:

#
temp <- tempfile()## Objeto temporario
download.file("http://www.webmapit.com.br/inpe/topodata/download/?ms=137174069031256&fbn=19S435&fsx=6",temp)###
Obtendo a imagem de elevação horizontal
r1<-  raster(c("19S435HN.tif"))## Coletado dentro da pasta temporária,
pois não foi possivel fazer unz() para tif
image(r1)

E agora tenho que usar algum interpolador e pergunto para alguém que já
trabalhou com isso, qual técnica utilizar, inverso do quadrado da
distancia, krigagem ou outra. Pergunto também se alguém teria algum
exemplo para postar, pois imagino que vou ter o mesmo problema que em
alguns posts recentes em extrair a coordenadas dos pixels e criar uma
coluna Data com o valor dos pixels.

Obrigado,

Alexandre dos Santos
Proteção Florestal
Coordenador do curso Técnico em Florestas
Vice Coordenador do curso de Engenharia Florestal
IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus Cáceres
Caixa Postal 244
Avenida dos Ramires, s/n
Bairro: Distrito Industrial
Cáceres - MT                      CEP: 78.200-000
Fone: (+55) 65 8132-8112 (TIM)   (+55) 65 9686-6970 (VIVO)
e-mails:alexandresantosbr em yahoo.com.br
         alexandre.santos em cas.ifmt.edu.br