[R-br] RCurl

Raphael Saldanha rfsaldanha em outlook.com
Sexta Junho 14 17:17:45 BRT 2013

Olá Daniel,
Agradeço muito pela ajuda! Ao executar o código, após inserir o nome de usuário e senha, recebo duas mensagens:
1:> RCurl:::curlSetOpt(cookiejar="cookies.txt", useragent=browser, followlocation=TRUE, curl=curl)An object of class "CURLHandle"Slot "ref":<pointer: 0x0721dd20>
2:> login<-RCurl:::postForm(loginurl, .params=pars, curl=curl)Mensagens de aviso perdidas:In testCurlOptionsInFormParameters(.params) :  Found possible curl options in form parameters: username, password
3:> dados<-download.file(url, destfile = "log2.txt"); dadosErro em download.file(url, destfile = "log2.txt") :   esquema de URL não suportado

---
Atenciosamente,Raphael Saldanha
rfsaldanha em outlook.com

From: dmarcelino em live.com
Date: Fri, 14 Jun 2013 01:44:53 -0400
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] RCurl

Raphael, eu acho que vai ser um pouco mais complicado do que eu imaginava. Veja que no site diz que o uso de cookies deve ser autorizado no seu navegador, então, o mesmo se aplica ao R. A sua melhor estratégia deve ser criando 2 funções: (1) que execute o login guardando as informações de acesso (cookie); (2) fazer o download dos dados propriamente.

Obviamente não pude testar a solução abaixo porque não sou usuário do site.

####@ Exemplo @####

#Pagina links

loginurl = "http://ead.portalinstitutounibanco.org.br/login/index.php"dataurl  = "http://ead.portalinstitutounibanco.org.br/course/report/log/index.php?chooselog=1&showusers=1&showcourses=1&id=149&user=0&date=0&modid=&modaction=0&logformat=downloadascsv"

#Dados da conta de acessopars=list(     username="Nome de usuário",     password="Senha",	 submitButton = "Acesso")

browser="Safari/5.0"
#parscurl<-RCurl:::getCurlHandle()RCurl:::curlSetOpt(cookiejar="cookies.txt", useragent=browser, followlocation=TRUE, curl=curl)

#Para fazer o loginlogin<-RCurl:::postForm(loginurl, .params=pars, curl=curl)
# Baixar os dadosurl<-RCurl:::getURL(dataurl, curl=curl)

dados<-download.file(url, destfile = "log2.txt"); dados
Veja que o autor do pacote explica algo sobre como lidar com cookies aqui:

http://www.omegahat.org/RCurl/RCurlJSS.pdf

Daniel

Tentei o seguinte, já com o pacote carregado:
postForm('http://ead.portalinstitutounibanco.org.br/login/index.php',
                    username = "Nome de usuário",
                    password = "Senha",
                    submitButton = "Acesso",