[R-br] Atualizar R 2.14 para 2.15

Thiago V. dos Santos thi_veloso em yahoo.com.br
Quarta Junho 12 19:29:51 BRT 2013

Se você usa o Ubuntu e quer atualizar o seu R mantendo os pacotes, eu recomendo que você leia o post do Michael Rutter (http://www.personal.psu.edu/mar36/blogs/the_ubuntu_r_blog/2013/03/moving-to-r-300-on-ubuntu.html), adicione o novo repositório dele (https://launchpad.net/~marutter/+archive/rrutter) para atualizar o R (tendo o cuidade de remover o repositório anterior para evitar conflitos). Uma vez que o R estiver atualizado, recomendo principalmente atualizar os pacotes da forma apropriada:

update.packages(checkBuilt=TRUE)

Esse comando manterá seus pacotes existentes, mas recompilará o que for necessário para rodar no R v.3 (que por sinal já é 3.0.1).

Saudações,
--
Thiago V. dos Santos
PhD student
Land and Atmospheric Science
University of Minnesota
http://www.laas.umn.edu/CurrentStudents/MeettheStudents/ThiagodosSantos/index.htm
Phone: (612) 323 9898

________________________________
 From: Alexandre Santos <alexandresantosbr em yahoo.com.br>
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Sent: Wednesday, June 12, 2013 1:56 PM
Subject: [R-br] Atualizar R 2.14 para 2.15

Boa tarde pessoal,

      Consegui instalar rgdal no R 3.0.0 por sugestões de colegas da lista, mas começaram a aparecer outros pacotes que estão dando problema com o R 3.0.0, como não pretendo entrar em contato com cada um dos desenvolvedores de pacotes que uso, voltei para o R 2.14.1, mas para funcionar alguns pacotes preciso do R 2.15.1. Então pergunto se tem alguma forma de atualizar do R 2.14 para R 2.15 no Ubuntu 12.04, sem passar pelo:

sudo apt-get install r-base

Que vai me instalar novamente ao R 3.0.0. Tentei baixar o
r-base-core_2.15.1-1precise2_amd64.deb e instalar via central de
programas do Ubuntu, mas deu conflito com r-base-core,
teria alguma
 solução para o que eu estou tentando fazer?
Obrigado,

Alexandre