[R-br] média entre pontos de uma mesma matrix

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Quarta Junho 12 15:46:32 BRT 2013

A ajuda diz

dims -  integer: Which dimensions are regarded as ‘rows’ or ‘columns’ to
sum over. For row*, the sum or mean is over dimensions dims+1, ...;
for col* it is over dimensions 1:dims.

Neste caso, rowMeans, o que isso quer dizer é que a soma será feita na
dimensão 3 (visualize sei array 3d como um cubo e as diferentes matrizes -
dimensão 3 - são fatias que formam a profundidade do objeto). Se dims fosse
1,então a soma seria nas dimensões 2 e 3. Se fosse dims=3, você teria um
erro, já que não existe dimensão 4.