[R-br] Analise de variância fator com níveis quantitativos

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Terça Julho 23 17:10:50 BRT 2013

Não existe certo o errado nesse caso. Mas mais ou menos adequado. O modelo
à considerar vai depender do dado que você têm, do conhecimento prévio que
você tem e da forma que você acredita ser a mais conveniente para discutir
os resultados. Minha abordagem seria de usar regressão devido a parcimônia
Dependendo do caso um modelo não linear pode ser atribuído e aí a discussão
vai concentrar sobre os parâmetros desse modelo. Como eu disse, não está
errado usar um modelo de médias, no entanto, na minha humilde opinião, um
modelo de regressão é mais adequado.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
skype: walmeszeviani