[R-br] Funcao L(K Ripley's transf.) com mais de 3000 pontos

Felipe Sodre Barros felipe.b4rros em gmail.com
Domingo Julho 21 18:49:50 BRT 2013

Boa noite.
Estou fazendo uma análise de processos pontuais, utilizando o pacote
spatstat.
Ao tentar realizar a análise L, me deparei com um problema: Meus dados
superam o 'nlarge' (defindo como 3.000). E por mais que eu tente aumentar o
'nlarge', tenho como resultado que os dados são muito grandes, sendo por
isto impossível de alocar XXmb.

Contudo, se eu rodar tal análise sem a geração de simulações (envelope),
ele apenas me informa que o n dos dados que possuo são superiores a 3000 e
por isto apenas calculará o 'bordar correction'.
A minha duvida está, em que de fato representa o 'border correction'
calculado. Posso utiliza-lo como se este representasse o padrão de
distribuição do processo analisado?
Desde já vos agradeço.
Att