[R-br] problemas com o símbolo %

Augusto Ribas ribas.aca em gmail.com
Sábado Julho 20 19:18:52 BRT 2013

Opa, não da para ver seus dados, não temos como ler o Hgb.csv
Uma opção simples e legal que vi algumas pessoas usando é hospedar os dados
no http://pastebin.com/
Dai é so dar read.table na url que você pega apos o upload, simples e
rápido.

Quanto a seu problema supondo que vc tem dados como nesse exemplo:

> exemplo<-c("70%","25%","90%")
> exemplo
[1] "70%" "25%" "90%"

#Uma opção é usar o gsub(), que usa expressão regular e muda um padrão por
outro no seu vetor
> gsub("%","",exemplo)
[1] "70" "25" "90"

#Sem a porcentagem da para transformar em número
> as.numeric(gsub("%","",exemplo))
[1] 70 25 90

#Dai é so dividir por 100 que vc tem seu resultado final
> as.numeric(gsub("%","",exemplo))/100
[1] 0.70 0.25 0.90

#Dependendo de como estiver seus dados, da pra usar o substr
> substr(exemplo,1,2)
[1] "70" "25" "90"

Talvez alguém tenha uma solução melhor, mas ja da para ir quebrando o galho
desse jeito, so tirar o %, transformar em número e dividir por 100 que
chegamos ao valor que vc deseja.

--
Grato
Augusto C. A. Ribas