[R-br] Soma de Quadrado Tipo III no R para analisar um fatorial desbalaceado

Tales Fernandes talesest em yahoo.com.br
Quarta Julho 10 00:08:03 BRT 2013

Pessoal, mais uma vez recorro a experiência de vocês.

Estou analisando um conjunto de dados de um experimento em esquema fatorial com dois fatores e em DBC.

Os dados estão desbalanceados, porém sem caselas vazias.

Quero testar a seguinte hipótese: efeito de determinado parâmetro corrigido para todos os outros.

Que é a famosa soma de quadrados tipo III (estou certo ?).

Mas como testar esta hipótese no R?

segue meu CMR:

####################

library(car)

dados <- read.table("material.txt",header = TRUE)

names(dados)

> names(dados)
[1] "Lamina" "Dose"   "Bloco"  "V1"

M1<- lm(V1~ Bloco + Lamina*Dose, data=dados)
# soma de quadrados tipo I
anova(M1)
# soma de quadrados tipo II

Anova(M1, type="II")

# soma de quadrados tipo III

Anova(M1, type="III")

###################

O meu problema é que: a SQ tipo I bate com a tipo I do SAS; a SQ tipo II bate com a tipo II do SAS, mas a SQ tipo III não bate com a tipo III do SAS. E eu sei que a soma de quadrado correta para testar a minha hipótese é a SQ tipo III, mas não quero usar o SAS.

Aquele tipo III da função Anova da biblioteca car corresponde ao mesmo tipo III do SAS ?
Posso usar seus resultados como se fossem a SQ tipo III?
Então porque os resultados são diferentes?

Outra questão:

Neste mesmo experimento foram avaliadas outras variáveis, e em uma delas não foi possível medir todas as combinações, gerando 2 caselas vazias.

Daí quando faço a Anova tipo III dá o seguinte erro:

> Anova(M2, type="III")
Erro em Anova.III.lm(mod, error, singular.ok = singular.ok, ...) :
there are aliased coefficients in the model

Alguém sabe o que significa este erro ?

Muito obrigado!

Tales Jesus Fernandes
Doutorando em Estatística UFLA