[R-br] Dúvidas sobre a amostra

Diogo Ferrari diogoferrari em gmail.com
Domingo Julho 7 11:40:45 BRT 2013

Caro,

Saber se a amostra representa a pop tem a ver com o processo de amostragem
(aleatoria), nao somente com a inferencia.

O p-valor nao vai lhe informar se a amostra (ou sua estatiatica) representa
ou nao a pop. Ele vai lhe informar a prob. de vc ter encontrado o valor que
encontrou na amostra caso o valor da pop seja outro, considerando que a
distribuicao da estatistica que vc procura segue uma distribuicao t.

Por exemplo. Dada sua amostra com, digamos, amostra aleatoria simples, e vc
esta estimando a media da populacao. Vc pega sua amostra e tira a media.
Digamos que ela seja 2,9. O p-valor responde a seguinte pergunta: qual a
chance de eu ter retirado da pop uma amostra com media 2 se media
verdadeira da populacao é X (o X é a hipotese nula do seu teste, e pode
ser, digamos, zero). Se nesse exemplo p-valor < 0,05, isso diz: a change de
eu ter retirado uma amostra aleatoria simples que tenha media 2,9 quando a
media verdadeira é 0 é menor do que 0,05. Muito baixa, portanto. Dai voce
desconfia que talvez a media da populacao nao seja 0, mas outro valor mais
proximo de 2,9.

Ou seja, o p-valor ajuda vc a descartar ou nao uma hipotese nula (no
exemplo, se a media da populacao e 0), mas ele nao diz se a amostra
representa ou nao a pop.

Abracos

--
Diogo Ferrari
University of San Paulo (USP)

Open Source! Use R! Use Linux!

"A vida é a arte de tirar conclusões suficientes de dados insuficientes"