[R-br] rodar função para cada nível de um fator

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Quarta Janeiro 30 11:07:42 BRST 2013

Uma alternativa, talvez ajude.

Veja a rotina abaixo:

require(agricolae)
?kruskal

comparison<-kruskal(tamanho,especie,group=TRUE, main="dada")
comparison<-kruskal(tamanho,sexo,group=TRUE, main="data")

Edson Lira
Estatístico
Manaus-Amazonas

________________________________
 De: Pavel Dodonov <pdodonov em gmail.com>
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br; marcelo costa <marcelokosta em yahoo.com.br>
Enviadas: Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013 6:31
Assunto: Re: [R-br] rodar função para cada nível de um fator

Salve...
Uma dúvida... sua pergunta está relacionada a cada espécie separadamente, ou você quer saber se em média os machos são maiores/menores que as fêmeas independentemente da espécie? Se for a segunda opção, você poderia fazer un modelo misto (pacote nlme, função lme). Ele vai comprar o tamanho de machos e fêmeas levando em conta a variação entre as espécies.
Uma outra sugestão (pra reduzir o problema das comparações múltiplas) seria, ao invés de comparar espécie por espécie, dividir as espécies em grupos funcionais ou famílias, o que for mais interessante/fizer mais sentido, e rodar um modelo misto para cada grupo.
Só uma sugestão. ;)
Abs...
- Pavel

-------Pavel Dodonov
Biologist, PhD student in Ecology and Natural Resources, São Carlos Federal University (UFSCar), SP, Brazil
http://ufscar-br.academia.edu/pdodonov

"The highest function of ecology is understanding consequences." - Frank Herbert, Dune, 1965

2013/1/29 marcelo costa <marcelokosta em yahoo.com.br>

Prezados membros,

>Peço a ajuda de vocês para o seguinte problema:  Eu tenho uma planilha
com dois fatores (“espécie” e “sexo”) e uma  variável contínua (“tamanho”). Quero analisar se
existe diferença no tamanho de machos e fêmeas para cada espécie. Assim,
preciso fazer um teste T para cada espécie.  O problema é que eu tenho 288 espécies (uma
planilha de 6638 linhas) e, portanto, fazer um subset para cada espécie não me parece uma solução muito boa (e provavelmente não é!).

>Eu queria fazer um teste T para cada nível do fator "especie".Alguém tem alguma
ideia de como eu poderia fazer isso sem precisar fazer um subset para cada
espécie?

>A princípio eu achei que isso seria fácil (e provavelmente seja), no entanto o meu pouco conhecimento sobre o R não está me ajudando.
>

>Eu estou enviando um exemplo hipotético do formato da minha
planilha:

>especie<-rep(c("a","b","c"),each=6)
>sexo<-rep(c("f","m"),
each = 3, len = 18)