[R-br] rodar função para cada nível de um fator

marcelo costa marcelokosta em yahoo.com.br
Terça Janeiro 29 17:58:33 BRST 2013

Prezados membros,
Peço a ajuda de vocês para o seguinte problema:  Eu tenho uma planilha
com dois fatores (“espécie” e “sexo”) e uma  variável contínua (“tamanho”). Quero analisar se
existe diferença no tamanho de machos e fêmeas para cada espécie. Assim,
preciso fazer um teste T para cada espécie.  O problema é que eu tenho 288 espécies (uma
planilha de 6638 linhas) e, portanto, fazer um subset para cada espécie não me parece uma solução muito boa (e provavelmente não é!).

Eu queria fazer um teste T para cada nível do fator "especie".Alguém tem alguma
ideia de como eu poderia fazer isso sem precisar fazer um subset para cada
espécie?

A princípio eu achei que isso seria fácil (e provavelmente seja), no entanto o meu pouco conhecimento sobre o R não está me ajudando.

Eu estou enviando um exemplo hipotético do formato da minha
planilha:

especie<-rep(c("a","b","c"),each=6)
sexo<-rep(c("f","m"),
each = 3, len = 18)
tamanho<-c(1.5,1.6,1.8,1.3,1.1,1.2,2.5,2.7,2.6,2.1,2.2,2.1,3.5,3.6,3.7,3.1,3.3,3.2)
data<-data.frame(especie,sexo,tamanho)

Um abraço a todos e obrigado pela atenção.

Marcelo Costa