[R-br] Teste de Média Anova type II

Fernando A. Souza nandodesouza em gmail.com
Quinta Janeiro 24 18:12:16 BRST 2013

Em quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 15:37:36, Cesar Rabak escreveu:
> Por qual razão você precisou usar o tipo II?
>
> Qual hipótese você usou para aplicar a glht no resultado da ANOVA?
>
> --
> Cesar Rabak

Eu estou testando o efeito da idade gestacional  (4 níveis) e nível
nutricional (2 níveis) sobre a produção de calor. em um ensaio
fatorial. Segundo li o teste tipo III é recomendado quando a efeito
significativo da interação e quando a interação é não significativa o
teste II é mais poderoso. Como minha análise não apresentou efeito
significativo para a interação, optei pelo teste tipo II. as hipóteses
que testei  é que não há efeito da idade gestacional sobre a produção
de calor e comparei ovelhas não gestantes, com gestantes de 100, 130 e
140 dias. A função glht não apresentou efeito significativo em acordo
com o que mostrou a análise tipo III mas não concordou com a tipo II
que indicou haver efeito da gestação

aatt