[R-br] GLMM com dados categóricos

Pavel Dodonov pdodonov em gmail.com
Quinta Janeiro 24 12:09:24 BRST 2013

Saudações,
É a primeira vez que escrevo para cá, perdoem-me caso eu quebre alguma
norma...

Eu preciso ver os efeitos de algumas variáveis (contínuas e categóricas)
sobre uma variável categórica com quatro níveis. Além disso, os dados estão
aninhados em dois grupos, então acho que precisa ser um modelo misto.
Explicando melhor: É um experimento com predação de ninho. A
variável-resposta é o tipo de predador ("Ave", "Mamífero", "Desconhecido",
"Nenhum"), as variáveis explanatórias são: Local (dois níveis - "Borda" e
"Interior"), altura (variável contínua), e densidade (variável contínua,
limitada entre 0 e 1 mas que na prática não ultrapassa 0.3). Tem também o
fator aleatório "Campanha" (dois níveis, "Outubro" e "Novembro"), que até
poderia entrar como variável explanatória, mas que seria melhor usada como
fator aleatório porque não estamos interessados na diferença entre as
campanhas.
Eu pensei em fazer quatro análises usando cada nível da variável-resposta
como uma variável binária e fazer um GLMM com distribuição binomial, MAS
seria melhor se desse pra considerar os quatro níveis de uma vez. Talvez um
GLMM com distribuição multinomial?

Se alguém tiver alguma sugestão, ficarei imensamente agradecido.

Att

- Pavel

-------
Pavel Dodonov
Biologist, PhD student in Ecology and Natural Resources, São Carlos Federal
University (UFSCar), SP, Brazil
http://ufscar-br.academia.edu/pdodonov
*"The highest function of ecology is understanding consequences." - Frank
Herbert, Dune, 1965*