[R-br] geoestatistica

Natalia Martins nsmbarreto em gmail.com
Sexta Janeiro 18 16:01:58 BRST 2013

Prezados,
estou tentando comparar a interpolação por krigagem e pelo inverso da
distancia, sempre usei somente a krigagem e agora fui questionada e
resolvi procurar e e estudar mais métodos..no entanto no exemplo da
cran (a seguir), nao consegui entender de onde vem os dados
"meuse.grid", uma vez que estes contem as distancias.
Alguem poderia me ajudar?

# Inverse distance interpolation with inverse distance power set to .5:
# (kriging variants need a variogram model to be specified)
data(meuse)
data(meuse.grid)
meuse.gstat <- gstat(id = "zinc", formula = zinc ~ 1, locations = ~ x + y,
data = meuse, nmax = 7, set = list(idp = .5))
meuse.gstat
z <- predict(meuse.gstat, meuse.grid)
library(lattice) # for levelplot
levelplot(zinc.pred~x+y, z, aspect = mapasp(z))

--
Att,
Natália da Silva Martins