[R-br] DESDOBRAMENTO DE UM FATORIAL TRIPLO

Tiago Souza Marçal tiagosouzamarcal em hotmail.com
Terça Janeiro 8 22:58:50 BRST 2013

Muito obrigado Walmes, estava tentando com os comandos antigos a muito tempo.
Com relação  ao F, o testador dos fatores ano, ambientes e da interação anos X ambientes e o QM(anos X ambientes X bloco), portanto, eu refiz o quadro de anova.
Mas eu creio que o testador do desdobramento é o QMresíduo já que ele é o testador da interação tripla.
A propósito Walmes, acho muito interessante aquele gráfico da interação simples que você postou no dicas ridículas, você acha que seria possível fazer o mesmo com a interação tripla?
Att.
Tiago.
Date: Tue, 8 Jan 2013 18:00:47 -0200
From: walmeszeviani em gmail.com
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] DESDOBRAMENTO DE UM FATORIAL TRIPLO

Exigiu apenas uma modificação do código porque você tá desdobrando um fator dentro da combinação dos níveis de dois fatores,

# blocos devem vir antes nas fórmulas
av <- aov(resp~anos*ambientes/(blocos+genotipos))

anova(av) # nem todo F tá com denominador correto

names(coef(av))
pattern <- c(outer(levels(anos), levels(ambientes),
                   function(x,y) paste("anos",x,":ambientes",y,":",sep="")))

des.tab <- sapply(pattern, simplify=FALSE,
                  grep, x=names(coef(av)[av$assign==5]))

summary(av, split=list("anos:ambientes:genotipos"=des.tab))

À disposição.
Walmes.

LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
skype: walmeszevianitwitter: @walmeszeviani
homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmeslinux user number: 531218