[R-br] Selecionar vários processadores

Alexandre Santos alexandresantosbr em yahoo.com.br
Terça Fevereiro 12 09:39:22 BRST 2013

Bom dia pessoal,

      Estou querendo reduzir o tempo de execução de alguns cálculos utilizando o uso de vários processadores em paralelo, uma vez que o R utiliza somente um núcleo. Pesquisei na internet e encontrei vários pacotes como: multicore, parallel, foreach, doMC e outros, no entanto, eles tem apenas algumas funções em paralelo, como por exemplo o pacote foreach e o doMC, onde você substitui o for{} dos loops por foreach{} e consegue obter especificando o numero de núcleos que deseja utilizar(registerDoMC(cores=4)), cálculos mais rápidos. No entanto, gostaria de saber se existe uma maneira de especificar o número de núcleos que deseja utilizar e o R trabalhar em paralelo para todas as funções, mesmo a for{}? Meu pc é um core i5 com 8MB de RAM com SO Ubuntu 11.04.

Obrigado,
Alexandre