[R-br] GEE2 - dados correlacionados no espaço
Márcio Mendonça
mwmendonca em yahoo.com.br
Sexta Fevereiro 1 21:01:48 BRST 2013
Prezados colegas,
preciso de um script do R, caso alguém tenha, de um exemplo que contemple uma avaliação de pontos (oriundos de riqueza e abundancia spp) distribuidos no espaço. Creio que o pacote GEE2 do R seria a ferramenta mais adequada por se tratar de dados possivelmente correlacionados no espaço.
Agradeço a atenção de todos
Márcio
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De: "r-br-request em listas.c3sl.ufpr.br" <r-br-request em listas.c3sl.ufpr.br>
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Enviadas: Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2013 11:00
Assunto: Digest R-br, volume 24, assunto 1
Enviar submissões para a lista de discussão R-br para
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Tópicos de Hoje:
1. Nayara Santos is out of the office. (Nayara Santos)
2. Informação: R como software livre... (andrebvs em bol.com.br)
3. Re: Informação: R como software livre... (Manoel Galdino)
4. Gráfico dupla entrada (Stephan M. CARVALHO)
5. Re: Gráfico dupla entrada (Paulo Justiniano)
6. Re: Índice fora de limites (Leonard de Assis)
7. Re: Gráfico dupla entrada (Luciano F. Sgarbi)
8. Re: Informação: R como software livre... (Leonard de Assis)
9. Re: Informação: R como software livre... (Manoel Galdino)
10. Re: Gráfico dupla entrada (Stephan M. CARVALHO)
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Message: 1
Date: Thu, 31 Jan 2013 15:03:11 -0300
From: Nayara Santos <nayara.santos em br.zurich.com>
To: r-br <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Subject: [R-br] Nayara Santos is out of the office.
Message-ID:
<OF50BC777C.036D38FD-ON83257B04.00632B35-83257B04.00632B35 em email.zurich.com>
Content-Type: text/plain; charset=ISO-8859-1
I will be out of the office starting 30/01/2013 and will not return until
14/02/2013.
Gentileza entrar em contato com:
Flávia Novaes para testes.
Marcelo Prieto e Vicente Venancio para definições, dúvidas e aprovações.
------------------------------
Message: 2
Date: Thu, 31 Jan 2013 17:47:00 -0200
From: andrebvs em bol.com.br
To: "r-br em listas.c3sl.ufpr.br" <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Subject: [R-br] Informação: R como software livre...
Message-ID: <510aca34847f8_356468b6c7093e em a4-winter20.tmail>
Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.inf.ufpr.br/pipermail/r-br/attachments/20130131/6a13a117/attachment-0001.html>
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Message: 3
Date: Thu, 31 Jan 2013 17:51:47 -0200
From: Manoel Galdino <mcz.fea em gmail.com>
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] Informação: R como software livre...
Message-ID:
<CA+kPArkJSN773t+G=VFTzpRBY4eSrH5ZxTY-rQ4DXmFc0HDykw em mail.gmail.com>
Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
Para todos os itens:
1. Redução de custos ( o R é grátis, exceto pelo Revolutions)
2. Por ter código aberto, é mais fácil checar a análise feita.
Para pesquisa:
A comunidade de usuários dá tanto suporte que ajuda o pesquisador a criar
laços com outros pesquisadores
abçs
Manoel
2013/1/31 <andrebvs em bol.com.br>
> Olá à todos!
>
> O programa R, sem dúvida, é a ferramenta estatística ideal nas mãos de
> quem o conhece, mas, porque universidades ainda insistem em utilizar
> programas comerciais (propriétarios) em seus laboratórios? acredito que
> esse fato, ainda seja pela falta de interesse de professores
> "tradicionalistas" que não instigam mudanças (inovações) na forma de
> ensino. Talvez, falta a esses professores, a informação sobre os beneficios
> que os softwares livres trazem para a instituição e para o governo. Então,
> diante disso, como justificar o uso do programa R como software livre em
> cada uma das etapas a seguir dentro das Universidades:
>
> 1) ensino
> 2) pesquisa
> 3) extensão
>
> desde já agradeço!
>
> *Att.*
> *André*
>
> _______________________________________________
> R-br mailing list
> R-br em listas.c3sl.ufpr.br
> https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
> Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça
> código mínimo reproduzível.
>
--
Manoel Galdino
https://sites.google.com/site/galdinomcz/
-------------- Próxima Parte ----------
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URL: <http://listas.inf.ufpr.br/pipermail/r-br/attachments/20130131/ea09fb48/attachment-0001.html>
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Message: 4
Date: Fri, 01 Feb 2013 11:37:59 -0300
From: "Stephan M. CARVALHO" <smalfitano em uol.com.br>
To: R-br <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Subject: [R-br] Gráfico dupla entrada
Message-ID: <510BD347.7050209 em uol.com.br>
Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"; Format="flowed"
Bom dia pessoal,
Preciso plotar dados em um gráfico de dupla entrada, como ocorre
por exemplo com dados climatológicos (temperatura/precipitação ~ tempo).
Por acaso alguém conhece alguma forma de fazer?
Obrigado,
Stephan
--
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STEPHAN M. CARVALHO
"Honeybee protection and ecotoxicology"
Universidade Estadual Paulista
Centro de Estudo de Insetos Sociais
Av. 24A, 1515
Bela Vista
13.506-900 Rio Claro/SP
Brazil
smalfitano em uol.com.br
+55 19 3526-4284 (university)
+55 19 3534-8523 (fax)
+55 35 9103-9822 (mobile)
+55 35 9949-0707 (mobile)
Antes de imprimir, pense no ambiente!
Before printing, think in the environment!
Avant d'imprimer, pensez à l'environnement!
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Nome: smalfitano.vcf
Tipo: text/x-vcard
Tamanho: 352 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://listas.inf.ufpr.br/pipermail/r-br/attachments/20130201/ba8d54f0/attachment-0001.vcf>
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Message: 5
Date: Fri, 1 Feb 2013 09:10:36 -0200 (BRST)
From: Paulo Justiniano <paulojus em leg.ufpr.br>
To: R-br <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Subject: Re: [R-br] Gráfico dupla entrada
Message-ID: <alpine.DEB.2.00.1302010907590.7577 em pataxo.est.ufpr.br>
Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"; Format="flowed"
O segredo está em usar par(new=T) npara justapor gráficos
O exemplo a seguir foi tirado dos arquivos da lista
http://r-br.2285057.n4.nabble.com/R-br-Grafico-com-dois-eixos-y-outra-solucao-mais-simples-td3384529.html
x <- 1:20
x1 <- rnorm(20)
x2 <- rpois(20, lam=50)
plot(x, x1, type="l")
par(new=T)
plot(x, x2, type="l", axes=F, frame=T, ann=F, col=2)
axis(4)
e um exemplo mais completo tb apontado em um email da lista:
http://r-br.2285057.n4.nabble.com/R-br-graficos-com-dois-eixos-y-td3566075.html
sugere procurar em:
http://www.leg.ufpr.br/doku.php/ridiculas
por
Gráfico com dois eixos coordenados
On Fri, 1 Feb 2013, Stephan M. CARVALHO wrote:
> Bom dia pessoal,
>
>
> Preciso plotar dados em um gráfico de dupla entrada, como ocorre por
> exemplo com dados climatológicos (temperatura/precipitação ~ tempo).
>
> Por acaso alguém conhece alguma forma de fazer?
>
> Obrigado,
>
>
> Stephan
>
>
> --
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Message: 6
Date: Fri, 01 Feb 2013 09:36:18 -0200
From: Leonard de Assis <assis.leonard em gmail.com>
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] Índice fora de limites
Message-ID: <510BA8B2.4000401 em gmail.com>
Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"; Format="flowed"
Pela quantidade de observações (192) e o número de respostas possíveis
(7), e o número de itens (22),é bem provável que algum item seu não
tenha algum dos níveis.
será que SETE níveis são mesmo necessários?
Em 30/01/2013 21:45, Thiago de Andrade escreveu:
> Leonard,
> Não postei o CMR porque não tenho como disponibilizar os dados. É uma
> matriz 22 (itens) x192 (sujeitos), assumindo valores entre 1 e 7. Não
> há dados omissos nem fora desse intervalo (1-7). Você acha que a baixa
> frequência de alguns vaalores pode estar causando o erro? (desculpa
> minha ignorância, sou só um psicólogo rsrs).
>
> Em 30 de janeiro de 2013 20:40, Leonard de Assis
> <assis.leonard em gmail.com <mailto:assis.leonard em gmail.com>> escreveu:
>
> Thiago,
> não lembro mais como é a codificação das variáveis pra rodar TRI
> no LTM, mas o erro (vc não postou CMR, portanto é chute) tem toda
> a cara de codificação errada em alguma variável.
>
> Em 30/01/2013 19:18, Thiago de Andrade escreveu:
>> Amigos, estou tentando rodar uns dados de um amigo com o pacote
>> ltm, (Teoria da Resposta ao Item). Estou recebendo uma mensagem
>> de erro "índice fora de limites". Algum de vocês pode me dar
>> alguma luz acerca da localização deste problema?
>>
>> Obrigado.
>>
>> --
>> Thiago de Andrade
>> Mestrando em Psicologia Social, PPGP-UFPB
>> Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Sócio-Moral (NPDSM)
>> (83) 9642 4099
>>
>>
>>
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>> R-br em listas.c3sl.ufpr.br <mailto:R-br em listas.c3sl.ufpr.br>
>> https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
>> Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
>
>
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> Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e
> forneça código mínimo reproduzível.
>
>
>
>
> --
> Thiago de Andrade
> Mestrando em Psicologia Social, PPGP-UFPB
> Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Sócio-Moral (NPDSM)
> (83) 9642 4099
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Message: 7
Date: Fri, 1 Feb 2013 09:37:30 -0200
From: "Luciano F. Sgarbi" <luciano.f.sgarbi em gmail.com>
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] Gráfico dupla entrada
Message-ID:
<CAJpKj8kaKxN-y3e2MgozV9A1=HRTOA7ZKbigfjwu6uZr_ZyY5Q em mail.gmail.com>
Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
Olá Stephan,
Dê uma olhada nesse site (http://gallery.r-enthusiasts.com/)
Com certeza você vai encontrar.
Abraços,
Luciano
Em 1 de fevereiro de 2013 12:37, Stephan M. CARVALHO
<smalfitano em uol.com.br>escreveu:
> Bom dia pessoal,
>
>
> Preciso plotar dados em um gráfico de dupla entrada, como ocorre por
> exemplo com dados climatológicos (temperatura/precipitação ~ tempo).
>
> Por acaso alguém conhece alguma forma de fazer?
>
> Obrigado,
>
>
> Stephan
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> Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça
> código mínimo reproduzível.
>
--
*Luciano F. Sgarbi*
Mestrando em Ecologia e Evolução
Laboratório de Ecologia de Insetos (sl. 222)
Departamento de Ecologia
Instituto de Ciências Biológicas - ICB 1
Universidade Federal de Goiás, campus II
Goiânia-GO
74001-970
Brazil
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Message: 8
Date: Fri, 01 Feb 2013 09:42:18 -0200
From: Leonard de Assis <assis.leonard em gmail.com>
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] Informação: R como software livre...
Message-ID: <510BAA1A.6030504 em gmail.com>
Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"; Format="flowed"
uso academico, o RevoR também é gratis
Em 31/01/2013 17:51, Manoel Galdino escreveu:
> Para todos os itens:
> 1. Redução de custos ( o R é grátis, exceto pelo Revolutions)
> 2. Por ter código aberto, é mais fácil checar a análise feita.
>
> Para pesquisa:
> A comunidade de usuários dá tanto suporte que ajuda o pesquisador a
> criar laços com outros pesquisadores
>
> abçs
> Manoel
>
> 2013/1/31 <andrebvs em bol.com.br <mailto:andrebvs em bol.com.br>>
>
> Olá à todos!
>
> O programa R, sem dúvida, é a ferramenta estatística ideal nas
> mãos de quem o conhece, mas, porque universidades ainda insistem
> em utilizar programas comerciais (propriétarios) em seus
> laboratórios? acredito que esse fato, ainda seja pela falta de
> interesse de professores "tradicionalistas" que não instigam
> mudanças (inovações) na forma de ensino. Talvez, falta a esses
> professores, a informação sobre os beneficios que os softwares
> livres trazem para a instituição e para o governo. Então, diante
> disso, como justificar o uso do programa R como software livre em
> cada uma das etapas a seguir dentro das Universidades:
>
> 1) ensino
> 2) pesquisa
> 3) extensão
> desde já agradeço!
> /Att./
> /André/
>
> _______________________________________________
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> R-br em listas.c3sl.ufpr.br <mailto:R-br em listas.c3sl.ufpr.br>
> https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
> Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e
> forneça código mínimo reproduzível.
>
>
>
>
> --
> Manoel Galdino
> https://sites.google.com/site/galdinomcz/
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> Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
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Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.inf.ufpr.br/pipermail/r-br/attachments/20130201/cc509d0b/attachment-0001.html>
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Message: 9
Date: Fri, 1 Feb 2013 09:57:47 -0200
From: Manoel Galdino <mcz.fea em gmail.com>
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] Informação: R como software livre...
Message-ID:
<CA+kPArkb57RT3cNupTjuG3BMiAt_BCfEx6+ZWQN1HPm=AmBfXw em mail.gmail.com>
Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
é verdade!
abç
M
2013/2/1 Leonard de Assis <assis.leonard em gmail.com>
> uso academico, o RevoR também é gratis
> Em 31/01/2013 17:51, Manoel Galdino escreveu:
>
> Para todos os itens:
> 1. Redução de custos ( o R é grátis, exceto pelo Revolutions)
> 2. Por ter código aberto, é mais fácil checar a análise feita.
>
> Para pesquisa:
> A comunidade de usuários dá tanto suporte que ajuda o pesquisador a criar
> laços com outros pesquisadores
>
> abçs
> Manoel
>
> 2013/1/31 <andrebvs em bol.com.br>
>
>> Olá à todos!
>>
>> O programa R, sem dúvida, é a ferramenta estatística ideal nas mãos de
>> quem o conhece, mas, porque universidades ainda insistem em utilizar
>> programas comerciais (propriétarios) em seus laboratórios? acredito que
>> esse fato, ainda seja pela falta de interesse de professores
>> "tradicionalistas" que não instigam mudanças (inovações) na forma de
>> ensino. Talvez, falta a esses professores, a informação sobre os beneficios
>> que os softwares livres trazem para a instituição e para o governo. Então,
>> diante disso, como justificar o uso do programa R como software livre em
>> cada uma das etapas a seguir dentro das Universidades:
>>
>> 1) ensino
>> 2) pesquisa
>> 3) extensão
>>
>> desde já agradeço!
>>
>> *Att.*
>> *André*
>>
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>> Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça
>> código mínimo reproduzível.
>>
>
>
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> --
> Manoel Galdino
> https://sites.google.com/site/galdinomcz/
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>
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> Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça
> código mínimo reproduzível.
>
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-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
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Message: 10
Date: Fri, 01 Feb 2013 13:12:01 -0300
From: "Stephan M. CARVALHO" <smalfitano em uol.com.br>
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] Gráfico dupla entrada
Message-ID: <510BE951.4060808 em uol.com.br>
Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"; Format="flowed"
Obrigado pessoal!
Agora sim posso finalizar meu paper!!!
Att,
Stephan
Em 1/2/2013 08:10, Paulo Justiniano escreveu:
> O segredo está em usar par(new=T) npara justapor gráficos
> O exemplo a seguir foi tirado dos arquivos da lista
> http://r-br.2285057.n4.nabble.com/R-br-Grafico-com-dois-eixos-y-outra-solucao-mais-simples-td3384529.html
>
>
> x <- 1:20
> x1 <- rnorm(20)
> x2 <- rpois(20, lam=50)
> plot(x, x1, type="l")
> par(new=T)
> plot(x, x2, type="l", axes=F, frame=T, ann=F, col=2)
> axis(4)
>
> e um exemplo mais completo tb apontado em um email da lista:
> http://r-br.2285057.n4.nabble.com/R-br-graficos-com-dois-eixos-y-td3566075.html
>
> sugere procurar em:
> http://www.leg.ufpr.br/doku.php/ridiculas
> por
> Gráfico com dois eixos coordenados
>
>
>
>
>
> On Fri, 1 Feb 2013, Stephan M. CARVALHO wrote:
>
>> Bom dia pessoal,
>>
>>
>> Preciso plotar dados em um gráfico de dupla entrada, como ocorre
>> por exemplo com dados climatológicos (temperatura/precipitação ~ tempo).
>>
>> Por acaso alguém conhece alguma forma de fazer?
>>
>> Obrigado,
>>
>>
>> Stephan
>>
>>
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STEPHAN M. CARVALHO
"Honeybee protection and ecotoxicology"
Universidade Estadual Paulista
Centro de Estudo de Insetos Sociais
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