[R-br] Qual a melhor opção de Editor, GUI, IDE para o R?

Jose Claudio Faria joseclaudio.faria em gmail.com
Quinta Dezembro 26 20:34:07 BRST 2013

Maurício,

Nesta página (do mesmo site) você encontra informações históricas e
perspectivas futuras sobre o Tinn-R:
http://nbcgib.uesc.br/lec/software/editores/tinn-r/pt

Atualmente (devido aos trabalhos da Embarcadero junto a IDE Delphi
usada) existem possibilidades, mas não é uma tarefa fácil. É possível
que desenvolva um projeto de médio prazo para isso, mas ainda está
incerto.

Quanto aos scripts didáticos escritos em R não faz diferença em que
aplicativo o professor, aluno, use. O resultado (desde que o editor
usado consiga ler corretamente o encoding (ANSI, UTF-8, UTF-16, etc)
gerado pelo editor criador) deverá ser o mesmo, concorda?

Em todos os meus cursos de estatística baseados no R (somente leciono
assim) eu apresento as alternativas e deixo os estudantes escolherem o
editor, GUI ou IDE que se sentem mais confortáveis para usar. Faço um
pequeno tour sobre os mais usados em uma parte do curso.

O que tenho observado (já a uns 5 anos) é o seguinte:
- Um percentual muito pequeno opta pelo Gedit. Geralmente quem usa Linux.
- RStudio e Tinn-R dividem a preferência
- Nunca observei nenhum aluno optar por Emacs ou Vim.

Ab,
--
Jose Claudio Faria
joseclaudio.faria at gmail.com