[R-br] Digest R-br, volume 36, assunto 32

Gilenio Borges Fernandes gilenio em ufba.br
Segunda Dezembro 23 16:56:56 BRST 2013

Prezados(as)
Gostaria de comentar a seguinte colocação de Walmes, "*Na minha humilde
opinião, em pesquisa em agronomia, os blocos têm sido usados mais como
maneira de deixar o experimento mais organizado (no sentido de layout
mesmo) do que cumprir o papel de blocos. Não que esse seja seu caso. Bem,
de qualquer forma, minha sugestão é de manter os blocos tem todos os
modelos"*
Na minha humilde opinião blocos não são usados com o objetivo de  deixar o
experimento mais organizado. Eles são usados com o objetivo de controlar
uma causa de variação conhecida, que deve ter efeito significativo sobre
a variável resposta e deve ser eliminada do erro para aumentar
a eficiência experimental. Apos a execução do experimento a eficiência de
blocos pode ser avaliada. Se o experimento foi planejado e executado como
blocos, a análise (modelo) tem que ser processada como blocos independente
de ter sido significativo (eficiente) ou não. Um esquivo que aparece em
alguns textos e que deve ser evitado é usar a estatística F da ANOVA para
avaliar o efeito de blocos.

Um abraço, feliz Natal e próspero 2014 para todos
Gilenio Fernandes

Em 23 de dezembro de 2013 12:00, <r-br-request em listas.c3sl.ufpr.br>escreveu:

> Enviar submissões para a lista de discussão R-br para
>         r-br em listas.c3sl.ufpr.br

>         https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
> corpo da mensagem para
>         r-br-request em listas.c3sl.ufpr.br

> endereço
>         r-br-owner em listas.c3sl.ufpr.br

> mais específica que "Re: Contents of R-br digest..."
>

> Tópicos de Hoje:
>
>    1. Re: Funções lme e gls - modelos mistos (Cássio Dessotti)

> Message: 1
> Date: Sun, 22 Dec 2013 21:49:50 -0800 (PST)
> From: Cássio Dessotti <cassiodessotti em yahoo.com.br>
> [...]

Gilenio Borges Fernandes
Professor Associado IV
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Matemática
Departamento de Estatística
Av. Adhemar de Barros, s/n – Ondina.
40.170-110 - Salvador - BA, Brasil
Tel.: (071)3283-6280/6336  Fax:  (071)3283-6276