[R-br] Funções lme e gls - modelos mistos

Wagner Bonat wbonat em gmail.com
Sexta Dezembro 20 08:53:11 BRST 2013

Eu usaria apenas a verossimilhança, no caso de modelos aninhados teste de
razão de verossimilhança. A maioria dos outros são apenas mudanças da
verossimilhança.

Tambem não entendi pq usar semivariograma nos resíduos, vc já não controlou
o efeito espacial ??? Vc pode ver um mapa apenas do efeito espacial já
filtrando efeito de tratamento e bloco apenas com seu modelo ajustado.

Eu incluiria na sua comparação o modelo matern com parâmetro kappa fixado
em 1.5 e 2.5 seriam modelos intermediários ao exponencial e gaussiano que
são casos particulares da matern com kappa 0.5 e infinito.

Em 20 de dezembro de 2013 07:16, Elias T. Krainski <
eliaskrainski em yahoo.com.br> escreveu:

>  On 12/20/2013 09:53 AM, Cássio Dessotti wrote:
>

>  Você acha que o critério de AIC (ou BIC - apesar de nem sempre apontarem o
> mesmo modelo) é suficiente para a escolha de um modelo? Seria necessário
> o uso do critério de validação cruzada neste caso?
>
> R2, AIC, BIC, DIC, WBIC basicamente medem quao bom seu modelo esta
> ajustado aos dados. Medidas baseadas em validacao cruzada (aqui entra
> diversas, inclusive WAIC) servem para medir quao bom de predicao seu modelo
> e' ou se ha observacoes discrepantes.
>

>  A partir do modelo selecionado (análise conjunta), posso extrair os
> [...]

Wagner Hugo Bonat
LEG - Laboratório de Estatística e Geoinformação
UFPR - Universidade Federal do Paraná