[R-br] Residuos com variancia dependente

Julio Racchumi. R. jarrest em hotmail.com
Quinta Dezembro 19 12:27:04 BRST 2013

Resíduos com variância não constante no nível 2.

Oi pessoal, td bem?

Estou com um problema e gostaria solicitar ajuda a vocês,
utilizei o seguinte modelo de @ Nível Hierárquico:

fm <- lmer(lp ~ ise+ mise + (1+mise|cod) +
(0+ise | cod), data=base, REML=F)

resN2<- ranef(fm)$cod

só que quando faz o gráfico dos valores estimados
do nível 2 VS os resíduos do nível 2, observe que existem uma correlação muito
forte entre essas variáveis.... isto leva a que meus resíduos não tenham variância
constante...!!!

Alguma ajuda ou sugestão que posso fazer para
corrigir este erro?? Obrigado pela atenção Julio