[R-br] filliben

Hélio Gallo Rocha heliogallorocha em gmail.com
Sábado Dezembro 7 09:23:22 BRST 2013

Caro Elias, obrigado pela demonstração.

Estou com uma dificuldade, se puder dar uma ajuda, agradeço muito, desde já.

No CT do Carvalho e Vieira eles usamos resíduos ortonomais,  da seguinte
forma

*Ek= dados$data-kc$pred/sqrt(kc$kr)   *pelo menos foi o que entendi, me
corrija se entendi errado.

No link que citei  faz-se a regressão, que ao meu modo de entender seria
isso:

*reg=lm(dados$data~Ek)*    , por favor, me corrija se entendi errado.

para depois calcular a correlação de filliben e comparar com o tabelado e
assim verificar se o modelo atende a hipótese dos resíduos ortonomiais
normalmente distribuídos, com:

*filliben(rstandard(reg))*

E por ultimo, uma dúvida de comando no R, se puder me dar uma luz, agradeço
mais uma vez!

Vamos supor que meus dados possuam 50 pontos com coordenadas.
Minha Krigagem gerou 1000 pontos.

Evitando usar o *predict* e *krige.var *da validação, pergunto:

Teria uma função que separasse 50 pontos da krigagem com as mesmas
coordenadas dos dados originais?

Não necessariamente entre os 1000 pontos da krigarem terão as mesmas
coordenadas das coordenadas dos meus dadosoriginais,
Seria válido utilizar a coord da krig mais próxima possível da coord do
dado original, se sim, qual o limite de distância?

Abraço

Hélio

2013/12/6 Elias T Krainski [via R-br] <
ml-node+s2285057n4661205h23 em n4.nabble.com>

--
Hélio Gallo Rocha
IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho