[R-br] help

Marcos Toebe m.toebe em gmail.com
Terça Dezembro 3 15:37:47 BRST 2013

Prezados

Estou desenvolvendo um estudo durante o doutorado, no qual busco definir
por reamostragem no r, o dimensionamento amostral para a realização da
análise de trilha. No entanto, tenho verificado que em muitos casos a
matriz de correlação é singular.
Nesse caso, uma alternativa seria eliminar variáveis correlacionadas, que
não é meu interesse no momento, ou adicionar uma constante k na diagonal
dessa matriz (menor valor k entre 0 e 1 que solucione o problema).

Alguém saberia me informar como consigo adicionar essa constante k apenas
na diagonal da matriz no r? E além disso, como poderia criar uma condição
de iteração, no qual um valor k seria atribuído e sua eficiência testada
por meio de, por exemplo, número de condição?

Agradeço muito desde já a ajuda!

*Marcos Toebe*
*Engenheiro Agrônomo - UFSM*
*Mestre em Agronomia - UFSM*

*Doutorando em Agronomia - UFSMBolsista de doutorado - CNPq*
m.toebe em gmail.com
55-91522333
55-96617761