[R-br] Obter médias a cada 5 colunas em um data frame

Rodrigo Muniz uenf.rodrigo em gmail.com
Terça Dezembro 3 10:40:07 BRST 2013

Caros membros da lista,
Gostaria pedir um ajuda bastante pontual, tenho um banco de dados que
possui 1850 colunas que representam  o comprimento de ondas de alguns
tratamento, o comprimento de ondas está apresentado de 1 a 1 nanômetro,
sendo que não há diferenças se for apresentado de 5 em 5, por isso gostaria
de fazer uma médias a cada 5 colunas, para reduzir o volume de dados. Já
tentei transpor a matriz de dados e utilizar a função tapply, porém eu
ficaria com um outro data frame com 720 colunas, o que não ajudaria muito.
Alguém poderia me falar alguma função para que realize essa operação?
Desde já agradeço.
ATT.

--
*Rodrigo A. Muniz*
Eng. Agrônomo. Ms Produção Vegetal (UENF)