[R-br] Tukey e plot

Marcos Paulo Felizardo mp_felizardo em hotmail.com
Terça Agosto 13 16:49:32 BRT 2013

Então, estas funções elas mudariam o gráfico, mas pelo que estudei nos documentos do R, não me trazem a possibilidade da separação das sete propriedades como citei acima. Preciso especificar melhor o meu problema. Tenho dados de área e diâmetro máximo, nas linhas que colocarei abaixo eu faço a comparação do teste e da replicata.
Area<-data.frame(Teste=gl(2,465),Area=c(t2$Area,t3$Area))
factor(Area$Teste)
Area.aov<-aov(Area$Area~Area$Teste)
TukeyArea<-TukeyHSD(Area.aov,ordered=TRUE)plot(TukeyArea)
##O gráfico gerado é <http://www1.datafilehost.com/d/d4f9cd50>
Dmax<-data.frame(Teste=gl(2,465),Dmax=c(t2$Dmax,t3$Dmax))
is.factor(Dmax$Teste)
Dmax.aov<-aov(Dmax$Dmax~Dmax$Teste)
TukeyDmax<-TukeyHSD(Dmax.aov,ordered=TRUE)plot(TukeyDmax)
##O gráfico gerado é <http://www1.datafilehost.com/d/98e6c918>
Mas neste caso eu teria dois gráficos um para Área e outro para o Diâmetro máximo (Dmax). Para deixar mais concisa a minha análise eu gostaria de colocar estes dois dados no mesmo gráfico, e aí que fica o problema, pois ao tentar fazer isso consegui colocar os dois um do lado do outro particionando o dispositivo gráfico. Mas eu queria plotar essas duas análises como se truncando o eixo y  e numa linha do eixo y  apresentar os dados do TukeyArea e numa linha superior os dados de TukeyDmax utilizando a mesma escala do eixo x.

Alguém sabe como me ajudar sobre funções que me possibilitam isso, ou que seria possível realizar algo semelhante.
Por favor me ajudem, aqui no meu departamento não encontro ninguém que trabalha com R.

Desde já agradeço.

Marcos Paulo Felizardo
RE: A funcao cld e plot.cld do pacote multcomp faz isso para vc. Veja documentacao

Olá, peço ajuda, estou realizando uma análise inferencial e estou usando gráficos para mostrar o quanto a diferença entre as médias estão longe de 0. Com as seguintes linhas:
Area<-data.frame(Teste=gl(2,465),Area=c(t2$Area,t3$Area))
factor(Area$Teste)
Area.aov<-aov(Area$Area~Area$Teste)
TukeyArea<-TukeyHSD(Area.aov,ordered=TRUE)
plot(TukeyArea)

Nestas linhas peguei a propriedade Área, mas são 7 propriedades do material analisado. Mas não sei como realizar a plotagem destas sete propriedades no mesmo gráfico. Já encontrei diferentes modos de colocar lado a lado, particionando o dispositivo gráfico, mas, a minha necessidade seria ter o gráfico com as sete propriedades comparadas nos dois testes (t2 e t3) utilizando o mesmo eixo x. Alguém pode me ajudar, por favor.

Muito obrigado

Marcos Paulo Felizardo