[R-br] Krigagem

Arthur Telles Calegario tcalegario em hotmail.com
Sexta Abril 26 09:24:27 BRT 2013

Bom dia Senhores,Estou com um pequeno problemas em relação a Krigagem e talvez os senhores tenham uma resposta.Na verdade o problema esta em preparar os dados. Estou trabalhando com evapotranspiração no Rio Doce e possuo as coordenadas das estações meteorológicas em graus. Contudo, para a construção do semivariograma, necessito que a distância entre as mesmas seja linear.Assim devo projeta-las. É um procedimento simples quando todos as estações estão em um mesmo 'datum'. Contudo, as estações que estão do 'datum' 23S são insuficientes para a construção do semivariograma. Assim necessito saber como faço para linearizar as distâncias entre estações meteorológicas cujos limites extrapolam um 'datum' apenas. Entenderam? rs. Agradeço desde já,Arthur Calegario.