[R-br] Contar Dados faltantes

Helena Turon helena.turon em gmail.com
Sexta Abril 19 20:03:29 BRT 2013

 Prezados,

Para contar os horários ou dias sem observações na estação meteorológica,
dados faltantes.
Fiz um “for” no R:

c=comprimento do vetor teórico (sequencia de datas e horários que deveriam
existir observações).

h= comprimento dos dados das estações (pode haver horários ou dias seguidos
sem observações).

igual=0

for (m in 1:c){

for (jj in 1:h){

if ((bancof[m,1] == obsf[jj,1]) & (bancof[m,2] == obsf[jj,2]) )

{igual = igual+1}

}

}

faltantes = c-igual

coluna 1 é data dd/mm/aaaa e

coluna 2 horário (0, 12, 18)

Mas ele está demorado: uns 20 minutos por estação (pois elas têm umas
60.000 observações). Eu tenho umas 200 estações.

Serão quatro dias, só para os dados do Brasil, têm ainda outros países da
América do Sul.

Será que existe alguma função no R que faça isto mais depressa?

Obrigada,

--
Helena Turon Balbino
Meteorologista