[R-br] Distribuição normal truncada

Hélio Gallo Rocha heliogallorocha em gmail.com
Segunda Abril 1 11:29:39 BRT 2013

Luiz Roberto.

Primeiro, não sou expert nem em estatistica e nem em R, vou tentar resumir
em itens pra ficar mais claro

1. estou fazendo previsão de safra em café;
2. testando 4 modelos matemáticos, que levam em consideração: altura,
diametro  e contagem de frutos;
3. agora estou na época de amostragem, a partir de maio colho e verei qual
é o melhor método.;
4. sendo o café uma planta "perene", a variação de dados é alta, não tanto
altura e diametro, Cv +/- 10%, mas na contagem de frutos o CV costumar dar
acima de 40%;
5. então é natural a minha preocupação com amostragem seja grande, não
quero que minha conclusão do experimento seja "inconclusiva" por falta de
amostragem;
6. Já amostrei 86 pontos, variando amostradores, metodologia de amostragem
dos frutos ( aleatória e não);
7. então tenho sd  e mean;
9. tem um post da semana passada com um script do Walmes usando rnorm, que
justamente é sobre o n a ser amostrado;
10. com relação a n coloco a quantidade total de plantas do talhão, não sei
se poso fazer isso, ainda estou estudando;
11. rodei e verifiquei que ela gera dados com máximo e minino maiores do
que já tenho, então to querendo que estes dados sejam mais próximos da
realidade;

tentei rodar o rtnorm mas ele deve pertencer a alguma pacote, pois o R dá o
erro:
Erro: não foi possível encontrar a função "rtnorm"

estou pesquisando

abraço

Hélio

--