[R-br] Plotar ogiva e poligono de frequência

Ivan Bezerra Allaman ivanalaman em yahoo.com.br
Domingo Setembro 23 10:44:33 BRT 2012

Use a imaginação meu jovem! Perceba que na primeira classe a frequência é ZERO! Isto é impossível, pois pelo menos o limite inferior da primeira classe deve estar contido nesta! Partindo do princípio que há apenas um elemento na primeira classe tem-se:

install.packages('fdth')
library(fdth)

x=c(143,151,152,159,rep(160,10),167,rep(168,17),175,rep(177,9),183,rep(185,8),191)

tab=fdt(x, start=143,h=8,end=191)
print(tab)
 Class limits  f   rf rf(%) cf cf(%)
    [143,151)  1 0,02  1,92  1  1,92
    [151,159)  2 0,04  3,85  3  5,77
    [159,167) 11 0,21 21,15 14 26,92
    [167,175) 18 0,35 34,62 32 61,54
    [175,183) 10 0,19 19,23 42 80,77
    [183,191)  9 0,17 17,31 51 98,08
plot(tab)
plot(tab,type='cfp')

Para maiores detalhes, ?plot.fdt.default, ?fdt

(S,f,P)
Allaman

\begin{signature}
<<>>=
Prof. Dr. Ivan Bezerra Allaman
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Ilhéus/BA - Brasil
Fone: +55 73 3680-5596
E-mail: ivanalaman em yahoo.com.br/ivanalaman em gmail.com
@
\end{signature}