[R-br] Dúvida- resposta do Walmes

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Quinta Setembro 13 15:30:41 BRT 2012

A questão do quão conservador jamais desaparecerá na verdade. Na função
glht(), ou melhor no summary.glht(..., test= ), você pode inclusive trocar
o método de correção da multiplicidade, argumento test=. Veja o help da
summary.glht() e stats::p.adjust() para uma lista dos disponíveis e rank de
conservação. Fiz uns estudos de simulação com dados binomiais comparando o
desempenho dos métodos de correção com relação ao número de tratamentos,
variando o p de cada, o size da binomial e conclui que o single-step sem
comporta muito bem e próximo do nível nominal. O probleminha dele é ser
lento para maior número de comparações, por exemplo, nos casos de ensaios
com vários cultivares (>30), ela demora para calcular. Aí eu uso o fdr que
é rápido muito próximo do single-step nas minhas simulações. Dado esse
estudo que fiz e as coisas que li, adoto sempre single-step e fdr.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
skype: walmeszeviani