[R-br] Ajuda para plotar dados (usando o ggplot2)

Thiago Veloso thi_veloso em yahoo.com.br
Terça Outubro 30 21:32:46 BRST 2012

  Walmes,

  Depois de mais algum tempo investido no código, acredito que esteja mais fácil entender os dados. Entretanto, ainda não consegui baixar o arquivo do Dropbox direto no R, será necessário baixar primeiramente no seu pc. Aqui está o link para o arquivo: https://www.dropbox.com/s/50loxmtd2z2eqco/rcp26.csv. O código que estou usando vem a seguir:

  # Load required packages
library (reshape)
library (ggplot2)

# Read data
dump <- read.csv ('~/Dropbox/web/rcp26.csv')

# trim to just data we want
dump <- dump[c("value", "X1700", "X2005", "X2099")]

# rename first column
names(dump)[1] <- "Classes"

# melt so in a form convenient for ggplot
dump <- melt(dump, id.vars=1)

# nice-looking year
dump$Year <- substr(dump$variable,2,5)

# trim again
dump <- dump[c("Classes", "value", "Year")]

# now, a real  sample:
> dump
   Classes value Year
1        1  2902 1700
2        2   221 1700
3        3   546 1700
4        4    47 1700
5        6   258 1700
6        7     7 1700
7        9   152 1700
8       10  1512 1700
9       11   252 1700
10      12   179 1700
11      13    78 1700
12      14   193 1700
13      15    33 1700
14       1  2906 2005
15       2   217 2005
16       3   548 2005
17       4    46 2005
18       6   257 2005
19       7     7 2005
20       9   149 2005
21      10  1514 2005
22      11   249 2005
23      12   181 2005
24      13    79 2005
25      14   195 2005
26      15    32 2005
27       1  2906 2099
28       2   217 2099
29       3   548 2099
30       4    48 2099
31       6   256 2099
32       7     9 2099
33       9   137 2099
34      10  1523 2099
35      11   244 2099
36      12   189 2099
37      13    76 2099
38      14   192 2099
39      15    35 2099

  Agora acredito que tenha ficado mais fácil entender o conjunto de dados: em cada ano (1700, 2005 e 2099) existe uma distribuição (value) diferente de dados em 13 classes (coluna Classes, que vai de 1 a 15 mas sem a presença de 5 e 8).

  De posse desses dados, gostaria de fazer um gráfico como esse: https://www.dropbox.com/s/8p3g42c54w3dnof/Untitled.png

  Agradeço desde já qualquer ajuda,

  Thiago.