[R-br] Blocos com algumas repetições do material

Eder David Borges da Silva eder em leg.ufpr.br
Sábado Outubro 20 21:31:22 BRT 2012

Walmes,
Obrigado pela explicação, mais creio que possa não ter sido claro em minha
descrição, não tenho bloco dentro dos locais, são os locais o meu "Bloco".
Se eu não repetir essas cultivar dentro dos locais eu não tenho a
possibilidade de estimar a variância dentro do local.
Minha maior duvida e sobre a codificação das repetições que se colocando 2
e 1, como se fosse rep 1 e 2 isso estaria correto.

dados <-
expand.grid(Variedade=factor(c(letters[1:3],letters[1:5])),Local=factor(1:NL))
dados$Rep <-(rep(c(2,2,2,1,1,1,1,1),t=NL))
dados$Resp <- sort(rnorm(nrow(dados)))+10

desta forma minha duvida vem mais em saber se o modelo declarado desta
forma:
m1 <- lmer(Resp~1+(Rep|Local)+(1|Variedade),dados)
esta estimando os componentes de forma correta.
Então a grande questão é como declarar a Rep.
Obrigado