[R-br] Blocos com algumas repetições do material

tiago souza marçal tiagosouzamarcal em hotmail.com
Sábado Outubro 20 16:19:56 BRT 2012

Não sei se eu entendi bem mas a sua duvida é saber qual dos modelos abaixo usar?
Yijk = m + Gi + B/Ajk + Aj + GAij + Eijk
Yijk = m + Gi + Bk + Aj + GAij + Eijk
Att.
Tiago.

Date: Sat, 20 Oct 2012 15:36:31 -0300
From: eder em leg.ufpr.br
To: R-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br]	Blocos com algumas repetições do material

Boa tarde Pessoal,
Tenho experimentos em blocos(Locais) e dentro deles gostaria de por algumas de repetições de alguns tratamentos para estimar a variância dentro do bloco, que desconfio ser grande. Por exemplo, tenho 5 Cultivares gostaria de repetir 3 delas dentro do bloco, tendo ao todo 8 parcelas, o ideal seria ter uma repetição de tudo, porem na pratica isso não é possível.

Minhas duvidas são:1) Estou definindo de maneira correta essas repetições dentro do modelo?2) Como o método  de calculo dos dois modelos abaixo é igual para os efeitos fixos, por que o intercepto esta com valores diferentes?

3) Neste dois casos(m0 e m1, abaixo) o BLUP seria a média mais o efeito da cultivar? Obrigado pela ajuda
require(lme4)### Simulando dadosdados <- expand.grid(Variedade=factor(c(letters[1:3],letters[1:5])),Local=factor(1:5))

dados$Rep <- factor(rep(c(2,2,2,1,1,1,1,1),t=5))dados$Resp <- sort(rnorm(nrow(dados)))dados
### Modelos# Sem efeito dentro do localm0 <- lmer(Resp~1+(1|Local)+(1|Variedade),dados)

summary(m0)ranef(m0)# Com efeito dentro do localm1 <- lmer(Resp~1+(0+Rep|Local)+(1|Variedade),dados)summary(m1)ranef(m1)