[R-br] Informação sobre efeito marginal para Modelos Logit Ordenado Generalizado

Abel Brasil Ramos da Silva abelbrasil88 em gmail.com
Terça Outubro 16 10:56:20 BRT 2012

Olá a todos,

Como solicitado fiz uma simulação dos dados e reproduzi o meu problema:

####### R GRUPO ######
require("VGAM")
set.seed(279)
##### Simulação dos dados ####
y=sample(1:5,100,rep=T) #Exemplo: 1:Péssimo 2:Ruim 3:Razoável 4:Bom
5:Excelente
x3=rnorm(100,50,22)
x4=rpois(100, lambda=24)
#-----------------------------------------------------------------------------------
#### Estimando o modelo utilizando a função vglm() ###
y=ordered(y,levels=c(1,2,3,4,5))
mod=vglm(y~x3+x4,family = cumulative(parallel=T,reverse=F))
summary(mod)  ## aqui são as estimativas dos parametros em logit(P(Y<j)) e
não em probabilidade
#---------------------------------------------------------
##### Extraindo os efeitos marginais (probabilidade) através da função
margeff() ##
efeito.marg=margeff(mod)
#--------------------------------------------------------------
##### Aplicando a média para a categoria por variável ####
efeitomarg=matrix(c(rowMeans(efeito.marg['(Intercept)',,]),
                    rowMeans(efeito.marg['x3',,]),
                    rowMeans(efeito.marg['x4',,])
),ncol=5)
rownames(efeitomarg) = c("Intercepto","Var1","Var2")
colnames(efeitomarg)=c("Péssimo","Ruim","Razoável","Bom","Excelente")
#-----------------------------------------------------------------------
### efeito marginal da probabilidade###
round(efeitomarg,7)  ## porém não tenho informação sobre o erro-padrão e etc
Então, o procedimento que realizo é esse... Como já salientei, tenho apenas
a informação média do efeito marginal da probabilidade... Gostaria de saber
se existe um modo ou pacote auxiliar que possa extrair as informações mais
completa sobre isso.

Agredeço pela ajuda de todos,

P.S: Caro, Leonardo, rsrsrsrs, valeu pela nota... olha eu sempre observo as
msg neste grupo e nunca vi a sigla CMR. Eu fui atrás de saber sobre a
sigla, rsrsrsrs, no google, como o que estou executando é algo da análise
de dados categorizados e o Walmes mencionou sobre efeito aleatório... ai
pensei que fosse isso Categorical Model Random... (paguei mico em rede
nacional, mas tudo bem!) Enfim, na proxima vez eu ajudo os futuros colegas
com esse problema do CMR... rsrsrsrs..

Abraços