[R-br] modelo e gráfico

Rodrigo Coster rcoster em gmail.com
Sexta Novembro 30 16:41:40 BRST 2012

O que tu considera "valor estimado do nível default criado pelo R"? Quando
a gente trabalha com variaveis categóricas, sempre devemos 'sacrificar' uma
categoria e trabalhar com as outras em relação a ela. No caso abaixo temos
que o grupoH tem uma média 8,08 maior que o grupoC. A estimativa da média
do grupoC (condicionada a uma dose) pode ser obtida vendo o intercepto e a
inclinação. Segue também um exemplo de gráfico.

# Simula os dados
set.seed(31415)
dose <- rep(seq(.1,1,.1),each=20)
grupo <- gl(2,1,200,labels=c('Grupo C','Grupo H'))
pthi <- .7 + dose*12 + as.real(grupo)*8 + rnorm(200)

# Ajusta o modelo
(modCH<-lm(pthi~dose+grupo))
summary(modCH)

# Gráfico
plot(dose,pthi)
abline(coef(modCH)[1],coef(modCH)[2],col=1) # Para o grupo C
abline(coef(modCH)[1]+coef(modCH)[3],coef(modCH)[2],col=2) # Para o grupo H
legend('topleft',c('Grupo C','Grupo H'),col=1:2,lty=1)