[R-br] rect.hclust()

Mauricio Figueira mauriciofigueira em ymail.com
Quinta Novembro 22 17:07:42 BRST 2012

Oi, estou tentando delimitar os grupos no Cluster analysis, porém a função rect.hclust() extrapola os limites dos retângulos, deixando-os abertos.

Os dados estão disponíveis na íntegra no endereço https://www.dropbox.com/s/8vxymeq8wkvhg1l/dados.csv

O script que estou usando segue abaixo.

require(vegan)

dados<-read.csv("dados.csv",h=T, row.names=1, sep=";")
dados
dis<-vegdist (dados, method = "euclidean")

dis
range(dis)
clust<- hclust(dis, "average")
plot(clust, main="Análise de Agrupamento", sub="Ligação pela média",
xlab="Locais e orgãos", ylab="Dissimilaridade (Distância Euclidiana)")
cor(dis, cophenetic(clust))
rect.hclust(clust, k=2, border="red")#desenhar dois retângulos
x <- rect.hclust(clust, h=40)#cortar na altura de 40

Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.

Obrigado Augusto Ribas pelas sugestões de postagem.

Maurício Figueira

Mestrando em Engenharia Florestal (UFSM)
Herbário do Departamento de Ciências Florestais
 (HDCF)
Currículo: http://lattes.cnpq.br/1022600405818850
Tel.:(55) 9663-4920