[R-br] AKAIKE

Pedro Rafael pedro.rafael.marinho em gmail.com
Domingo Novembro 18 01:03:44 BRST 2012

Penso que você quer calcular AIC, BIC, ou CAIC para verificar a adequação
entre modelos e ver qual modelo deve escolher. Naturalmente o que tiver o
menor AIC ou BIC ou CAIC você irá escolher como melhor modelo dentre os
modelos que você está comparando. Contudo, essas medidas a meu entender só
servem para modelos encaixados, ou seja, com alguma transformação linear em
um modelo você conseguir obter o outro modelo. Dessa forma, se M1 e M2 são
dois modelos e quero selecionar o melhor modelo dado que eles são
encaixados eu usaria essas medidas como critério de seleção.

[   ],
Pedro Rafael Diniz Marinho.