[R-br] duvida em grafico

Augusto Ribas ribas.aca em gmail.com
Sexta Novembro 16 18:25:18 BRST 2012

Eu não entendi exatamente o problema, mas deve ser algo assim...
Aqui eu tentei fazer um exemplo pra exemplificar. Veja se é isso.

Mas leia o comentário do Walmes antes daqui :)

#criando uma sequencia de datas no R
datas<-seq(as.Date("2000/1/1"), as.Date("2005/1/1"), "months")

#colocando elas em um dataframe com outros dados
dados<-data.frame(datas,valores=runif(61))

#note que as datas são de uma classe chamada datas
str(dados)

#o plot vai na ordem certinha, por datas
plot(valores~datas,dados[,])

#agora vamos formatar de outra forma as datas
datas<-format(datas, "%d %b %Y")
datas

#e colocar em um dataframe, fora do formato de datas
dados2<-data.frame(mes=substr(datas,4,6),ano=substr(datas,8,11),
                   valores=runif(61))

#note que agora mês é um fator, não datas
str(dados2)
head(dados2)

#se tentar algum plot ele vai plotar esses níveis do fator, em ordem
alfabética
plot(valores~mes,dados2[,])

#olhe como o R entendeu os meses
levels(dados2[,"mes"])

#então se vc tem alguma coisa como mês e ano
paste(dados2$mes,dados2$ano)

#converta para datas, so lembrar que para datas vc precisa de dia mês e
ano. aqui vou colocar todos os dias 1, ja que so quero saber dos meses e
anos #mesmo
datas2<-strptime(paste(1,dados2$mes,dados2$ano),format="%d %b %Y")
str(datas2)

#existem outros pacotes que facilitam a vida para trabalhar com datas e
tempo como o chron (http://cran.r-project.org/web/packages/chron/index.html)
#mas a primeira pergunta é você esta trabalhando com objeto de data?
#Digite class(dados$epoca) e veja se ele é fator, se ele for um fator
converta para data.
#de uma olhada na lista também, que eu mesmo ja fiz varias perguntas sobre
datas aqui.

--
Grato
Augusto C. A. Ribas