[R-br] Geoestatística_dúvida...

Jônatan jdtatsch em gmail.com
Quarta Novembro 14 21:45:29 BRST 2012

Olá André, o que eu faço geralmente é primeiro fazer um controle de
qualidade de dados, eliminando ou criando um variável indicando se o dado é
suspeito ou confiável. Segundo é determinar a disponibilidade de dados por
estação e o período de dados de cada estação. Uma forma efetiva de fazer
isso é através de um grafico do tipo levelplot (pacote lattice) on de x é o
tempo e y a estação e z é uma variável (0,1) que indica se há dados ou não
naquela estação. Assim você tem uma visão geral da disponibilidade de dados
das estações e o maior período de dados simultâneos entre as estações. Um
exemplo é o gráfico fornecido pela função "dwi" (Days with Information) do
pacote hydroTSM. Se seu objetivo é obter séries médias espaciais (por
estado, bacia hidrográfica, etc) é importante considerar a variação do
número de estações disponíveis com o tempo.

[ ]'s

Jonatan Tatsch

2012/11/11 andrebvs <andrebvs em bol.com.br>

> Olá pessoal!
>
>      Estou iniciando os estudos em Geoestatística e não tenho muito
> conhecimento na área, então, sei que alguns colegas aqui trabalham na área,
> e se possível, gostaria de saber o seguinte:
>
>      Tenho alguns dados de totais anuais de precipitação pluviométrica de
> um determinado Estado, os quais estão organizados com as respectivas
> coordenadas em graus (Latitude, Longitude e Altitude). Cada coordenada (com
> o total pluviométrico), é referente à cada um dos 46 municipios do Estado.
> A pergunta é: o que dá pra fazer de análise com esses dados dentro da
> [...]

#------------------------------------------------------------------------------#
# Jônatan Dupont Tatsch
       #
# Climate and Biosphere Laboratory
   #
# Department of Atmospheric Sciences                                      #
# Institute of Astronomy, Geophysics and Atmospheric Sciences #
# University of São Paulo
        #
# Rua do Matão, 1226
       #
# Cid. Universitária, São Paulo, SP, Brazil, CEP: 05508-090       #
# Phone:+55 11 3091-4772, Fax:+55 11 3091-4714                    #
# http://jonatandupont.weebly.com/index.html          #