[R-br] Fwd: como extrair dados de arquivos GEOtiff

Thiago Veloso thi_veloso em yahoo.com.br
Terça Novembro 13 20:57:06 BRST 2012

  Olá Carlos,

  Estou respondendo também para a lista para com vistas a guardar a discussão que no futuro pode ajudar alguém.

  Fica difícil analisar o problema sem ter uma amostra real dos dados, mas pelo que você relata eu tentaria mudar a projeção da imagem. A mais comum, e que eu tentaria logo de cara, é a lat/lon WGS84. Você pode usar a função "projection" do próprio pacote raster, em um comando parecido com:

  projection(r) <- "+proj=longlat +datum=WGS84 +ellps=WGS84 +towgs84=0,0,0 "

  Saudações,
  Thiago.

________________________________
From: D'Apolito <carlosdapolito em gmail.com>
To: Thiago Veloso <thi_veloso em yahoo.com.br>
Sent: Tuesday, November 13, 2012 5:17 PM
Subject: Re: [R-br] Fwd: como extrair dados de arquivos GEOtiff

Olá Thiago,

Realmente, dividindo-se tudo por 10 os valores condizem perfeitamente com o esperado. Eles devem ter subido os dados assim para pesar menos, ou sei lá por que.

Agora meu problema é o seguinte, as coordenadas geográficas aparecem de 0-3600 pontos correspondendo a 30 graus = 120/grau. Mas quando uso plot(r) a escala de Lat e Lon aparecem normais, haverá uma maneira fácil de transformar esses dados, do contrário as tabelas em excel ficam demasiado grandes.

Muito obrigado
Carlos

Em 13 de novembro de 2012 14:05, Thiago Veloso <thi_veloso em yahoo.com.br> escreveu:

  Carlos,

>  O procedimento parece estar correto. Se você está recebendo valores que não esperava, pode ser algum problema com o arquivo tif de entrada. Você tem certeza de que ele já expressa temperatura? Dependendo da fonte desse arquivo, você pode ter que fazer uma calibração dos números digitais para obter valores de temperatura fisicamente consistentes.
>

>  Como se trata de uma imagem, a primeira coisa que eu faria seria plotar o objeto raster (imagem) para fazer uma análise exploratória:
>

>  plot(r)
>

>  Thiago.

> [...]

_____________________________________
Carlos D'Apolito - PhD candidate - ID:1239480
Earth Sciences
School of Geography & Environmental Sciences
Aston Webb Building
University of Birmingham
Birmingham
B15 2TT