[R-br] Fwd: como extrair dados de arquivos GEOtiff

Thiago Veloso thi_veloso em yahoo.com.br
Terça Novembro 13 15:05:14 BRST 2012

  Carlos,

  O procedimento parece estar correto. Se você está recebendo valores que não esperava, pode ser algum problema com o arquivo tif de entrada. Você tem certeza de que ele já expressa temperatura? Dependendo da fonte desse arquivo, você pode ter que fazer uma calibração dos números digitais para obter valores de temperatura fisicamente consistentes.

  Como se trata de uma imagem, a primeira coisa que eu faria seria plotar o objeto raster (imagem) para fazer uma análise exploratória:

  plot(r)

  Thiago.

________________________________
 From: D'Apolito <carlosdapolito em gmail.com>
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Sent: Tuesday, November 13, 2012 12:21 PM
Subject: [R-br] Fwd: como extrair dados de arquivos GEOtiff

Prezados,

Tenho arquivos no formato GEOtiff (ex. anexo) e quero extrair dados de temperatura média para cada coordenada geográfica.

Estou usando isso até o momento:

library(raster)
f <- "tmean1_23.tif"
r <- raster(f)
v = getValues(r, format='matrix')

Mas o que obtenho com getValues() é apenas uma matriz enorme com números que não tem nada a ver com temperatura.
Meu nível de R não é muito avançado, por isso não estou conseguindo sair desse passo, agradeço qualquer ajuda.

Att
Carlos