[R-br] extrair bordas de arquivos .shp

Samuel Carvalho samukajm em yahoo.com.br
Domingo Novembro 4 11:24:52 BRST 2012

Bom dia pessoal,
Alguem poderia ajudar com a seguinta dúvida?
Estou usando o pacote sp pra visualização e manipulação de dados espaciais no R.
Um dos arquivos que estou trabalhando é do tipo .shp
Qual procedimento para extrair as bordas dos polígonos deste arquivo que não seja tão lusitânica quanto o seguinte código:

dados <- readShapePoly('dados.shp')

length(dados em polygons) #supondo que o resultado deste comando seja == 2

length(dados em polygons[[1]]@Polygons) #e supondo que o resultado aqui seja == 10

length(dados em polygons[[2]]@Polygons) #e supondo que o resultado aqui seja == 10
Entao meu codigo para extrair as coordenadas ditas como bordas ou limites seria
dados em polygons[[1]]@Polygons[[1]])@coords
dados em polygons[[1]]@Polygons[[2]])@coords
.
.
.
dados em polygons[[1]]@Polygons[[10]])@coords

e estes mesmos comandos para o poligono 2 o que totaliza 20 linhas de comando
Talvez existisse algo como
dados em borders mas não existe pois é possível verificar o que se pode extrair do objeto dados que é um objeto da classe "SpatialPolygonsDataFrame" pelo comando
getSlots('SpatialPolygonsDataFrame')

Obrigado
Samuel

Samuel P. C. Carvalho
Mestre em Ciências Florestais [UFLA]
Doutorando em Recursos Florestais [ESALQ/USP]