[R-br] vértice de uma equação do 2º grau

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Quinta Maio 31 13:22:08 BRT 2012

Em 31/5/2012 12:40, Walmes Zeviani escreveu:
> Se vértice é o ponto crítico da equação a+b*x+c*x^2, existe uma
> expressão fechada para isso que é -b/(2*a). Outra possibilidade é obter
> os coeficientes da derivada primeira, f'(x), e passar para polyroot()
> encontrar as raízes, que se torna útil para polinômios de maior ordem,
> visto que o quadrático a expressão acima já é a melhor solução.
>
> Walmes,

Acho que a expressão para o vértice, na verdade o valor de x, visto que
o vértice é um ponto num espaço bidimensional, para a equação que você
escreveu acima é:

-b/(2*c)

Ou seja o valor da equação quando x for igual à metade do coeficiente da
variável de primeiro grau dividida pelo coeficiente da variável de
segundo grau, sendo esse resultado então multiplicado por menos um.

--
Cesar Rabak
GNU/Linux User 52247.