[R-br] modelo linear com efeito aleatório

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Segunda Maio 21 10:20:27 BRT 2012

Amigos de R,

Pacientes foram expostos a experimentos para verificar o tempo de resposta
a determinadas exposições. Para cada exposição (que são 3, mas prefiro
aborda-las individualmente) verificou-se se o sujeito acertou a resposta
desejada e quanto tempo levou para responder. A hipótese do estudo é que
quando  o sujeito acerta a resposta o tempo de resposta é menor do que
quando erra. O problema é que cada paciente é exposto diversas vezes. Então
eu tenho um banco com 10 pacientes, mas com mais de 300 linhas, semelhante
a simulação abaixo. A minha questão é que eu imagino que haja dependencia
dos pacientes, ou seja, que as respostas sejam mais parecidas dentro de
cada sujeito do que entre cada sujeito. Provavelmente a variação teria dois
componentes, o de dentro do sujeito e entre os sujeitos. POr isso, eu
imaginei que utilizar um modelo aleatório com o paciente como o elemento
aleatório fosse mais interpretável que um modelo linear simples.

Mas infelizmente nao estou conseguindo fazer a função funcionar. Olhei os
exemplos , li algumas vezes a documentção... mas ainda não foi.

Qualquer sugestão de como fazer funcionar é bem vinda!

z <- rnorm(200, mean = 120 , sd = 10)
x <- rnorm(100, mean = 90, sd = 20)
data <- as.data.frame(rbind(cbind(x,1,1:10),cbind(z,0,1:10)))
names(data) <- c('tempo','desfecho','pac')

summary(lm(tempo ~ desfecho + pac,data))

library('nlm')
> lme(tempo ~ desfecho + pac,data)
Erro em getGroups.data.frame(dataMix, groups) :
  Invalid formula for groups
> lme(tempo ~ desfecho,data,random= pac)
Erro em reStruct(random, REML = REML, data = NULL) :
  objeto 'pac' não encontrado
> lme(tempo ~ desfecho,data,random= ~ pac)
Erro em getGroups.data.frame(dataMix, groups) :
  Invalid formula for groups
> lme(tempo ~ desfecho,data,random= ~desfecho|pac)
Erro em lme.formula(tempo ~ desfecho, data, random = ~desfecho | pac) :
  nlminb problem, convergence error code = 1
  message = iteration limit reached without convergence (10)

Abraço forte,

Dr. Pedro Emmanuel A. A. do Brasil
Curriculum Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6597654894290806
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas
Fundação Oswaldo Cruz
Rio de Janeiro - Brasil
Av. Brasil 4365,
CEP 21040-360,