[R-br] Teste t para médias usando apenas dados agregados no R

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Quinta Maio 10 16:19:00 BRT 2012

Pessoal,

Estou trabalhando num projeto onde dados sobre as amostras são enviadas
ao meu "cliente", ou seja a pessoa que estou assessorando :-) somente de
forma "agregada" ou seja ao invés de enviarem uma planilha onde eu possa
importar no R e trivialmente fazer:
 > t.test(var1, var2)

Eu tenho apenas as informações sobre as médias, desvios padrão e número
de casos para cada variável.

Eu sei que há outros pacotes de SW que têm isso inato, como por exemplo
o .ttesti no Stata, mas procurando por algo equivalente no R:

 > RSiteSearch("agregate data t-test")
Uma pesquisa foi submetida para http://search.r-project.org
A página de resultados deverá abrir no seu navegador em breve

Retorna:

<quote>